segunda-feira, 12 de dezembro de 2011




Um Poeta Negro e um táxi na chuva - 1932 

É um elegante salão de Sugar Hill no Harlem. Eu estou falando com um senhor idoso. Sua esposa moda é falar com o Poeta. Eu não ouço o cavalheiro. O Poeta é explicar à senhora sua turnê de palestras proposto pelo sul. A senhora está dizendo o Poeta o tipo de traje que ele deve vestir antes da audiências distintas. Eles esperam que as celebridades de ser exatamente assim! O Poeta escuta como uma criança cuja mãe é dizer-lhe onde encontrar os cookies.
De repente, o Poeta fica sério. Ele é quase esqueci alguma coisa. Ele cita uma igreja do Harlem proeminente. Sim, há de ser um enorme comício para recolher dinheiro para os garotos de Scottsboro. A senhora insiste em que está chovendo muito difícil. Ele vai se molhar!
Há uma tensão, uma agonia, em face do Poeta. Parece que sua vida depende de chegar a esse encontro na hora certa. Temos que correr as escadas e pegar um táxi. A chuva é agora torrencial. O poeta se inclina para frente, diz o motorista para colocar em velocidade. O poeta fala apaixonadamente sobre os garotos de Scottsboro. Eles são inocentes. Eles devem ir livre. Vai levar o dinheiro.
O carro pára. É patins. Antes de nos teares da igreja, aristocráticas. Está escuro. Na frente da igreja é uma multidão de moagem. Nós aprendemos que a igreja não iria deixar o rali ser realizado na casa de Deus. As pessoas diziam que era apenas propaganda comunista. O poeta me pede para ir com ele. Digo-lhe que tenho um compromisso anterior.
Langston Hughes olha para mim com um meio sorriso triste. Ele diz boa noite. Eu o vejo empurrando no meio da multidão na chuva. Seu rosto parece cansado e velho e dor-ridden. Eu começo a sair. Então eu digo ao motorista pisa no acelerador. Mas eu estou a sentir-se uma centena de vezes que eu traído os meninos Scottsboro!


De Melvin B. Tolson Caviar e repolho: Colunas Selecionadas por Melvin B. Tolson da Tribune Washington, 1937-1944, ed. Robert M. Farnsworth (Columbia: U Missouri P, 1982), 255-256.

Nenhum comentário:

Postar um comentário